divisor1

O QUE É O PROGRAMA

divisor1
ladrilho-final2021

O Lab Água é um programa gratuito realizado pela Votorantim Energia e pelo Instituto Votorantim que tem como objetivo mitigar o problema da escassez de água no semiárido.

O programa é composto de três etapas:

ACELERAÇÃO

A primeira etapa do programa de aceleração é 100% online para até 20 iniciativas que queiram resolver o problema da escassez hidríca da Serra do Inácio.

DEMODAY

Após o processo de aceleração, serão escolhidas até 5 iniciativas para receber o capital semente e prototipar as soluções desenvolvidas, no território.

BOOTCAMP

Na etapa do bootcamp, as selecionadas irão a campo para testar em campo as soluções com o suporte do Instituto, da Votorantim Energia e de uma rede de mentores locais!

ladrilho-final2021

O QUE BUSCAMOS

Soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas que vivem na Serra do Inácio garantindo acesso à água, saúde e soberania alimentar o ano inteiro.

divisor-7.1

O QUE BUSCAMOS

divisor-7.1

Nós buscamos soluções que contribuam para a resolução do problema da escassez hídrica e que auxiliem o contexto de convivência com o semiárido na Serra do Inácio, devendo se enquadrar dentro de cinco categorias. Você tem uma solução em uma dessas categorias que já tenha um MVP validado ou em validação, mas com grau de maturidade para a realização de um teste em campo? Então, inscreva-se no nosso programa!

Adaptabilidade à escassez de água

(modelos de negócios e novas tecnologias)

2. Adaptabilidade à escassez de água (modelos de negócio e novas tecnologias)
Soluções que tragam uma proposta de resiliência e convivência com o contexto complexo de escassez de água no semiárido, levando em consideração possibilidades de lidar com a ausência de água durante um longo período de tempo.

Reutilização de água

(novas tecnologias e avaliação da qualidade das águas de reuso)

3. Reutilização de água (novas tecnologias e avaliação da qualidade das águas de reuso)
Soluções e novas tecnologias que estejam focadas na avaliação e criação de alternativas para reutilização e tratamento de água em diversas possibilidades de consumo no contexto do semiárido.

Análise dos cenários futuros no contexto das mudanças climáticas

4. Análise dos cenários futuros no contexto das mudanças climáticas
Soluções focadas na análise de riscos futuros e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no contexto de semiárido, possibilitando uma reflexão sobre como os moradores da Serra do Inácio podem lidar com a escassez de água numa perspectiva sistêmica, integrada e complexa, alinhadas à agenda ambiental e econômica global.

Ampliação da infiltração
de água

(recomposição florestal)

5. Ampliação da infiltração de água (recomposição florestal)
Soluções que apoiem a ampliação da infiltração de água no contexto do semiárido, contribuindo com a diminuição da perda de água, reabastecimento de aquíferos e criação de microclimas com diminuição de temperatura. Ampliação e fortalecimento de Sistemas Agroflorestais, sendo uma alternativa sustentável para trazer ganhos ambientais e sociais de longo prazo.
divisor5.1

POR QUE PARTICIPAR

divisor5.1

O programa de aceleração é 100% online, centrado no empreendedor de forma que as soluções conheçam o território, acessem uma rede de mentores especialistas, desenvolvam o modelo de negócios, interajam com outros empreendedores, cocriem com a comunidade, apronfudem o impacto social e acelerem as soluções propostas. Tudo isso em um ambiente de colaboração que fará a sua iniciativa decolar!

Programa
intensivo de
Aceleração para
a iniciativa

Mentores
especialistas da
Votorantim Energia
e do Instituto
Votorantim

Território do
semiárido para
prototipação

Seed Money
para
prototipação

Networking
com outros
empreendedores
e iniciativas do
ecossistema

Possibilidade de codesign da solução com a comunidade local

step

ETAPAS DO LAB

step
etapas-cm
1.1

Inscrições
até 07/07

2

Seleção de até
20 iniciativas
para o programa
de aceleração 08/07

3

Demoday
Setembro/
2021

4

Seleção das iniciativas que irão receber Seed Money e farão a prototipação em campo Setembro/2021

5

Início da etapa
de testes das iniciativas selecionadas Outubro/2021 a Dezembro/2021

divisor1

REALIZADORES

divisor1
votorantim-energia2021

A Votorantim Energia atua na geração, soluções e comercialização de energia. É responsável pela gestão de 19 usinas hidrelétricas, participação em 9 consórcios e 21 parques eólicos, totalizando 2,6 GW de potência instalada.

A empresa figura entre as três maiores comercializadoras de energia do País, com volume transacionado de 2,2 GW médios. Somente nos últimos cinco anos, sua carteira passou de 93 para mais de 400 clientes.

O negócio de Comercialização e Gestão de Ativos registrou uma receita líquida de R$ 3,6 bilhões em 2020.Tudo isso permeado por inovação, tecnologia e a adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança, assegurando valor compartilhado para os diferentes stakeholders.

divisor6.1
logo-votorantim2021

O Instituto Votorantim é um centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade.

Criado em 2002, o Instituto é o parceiro estratégico das empresas investidas da Votorantim em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam.

À frente de ações em mais de cem municípios de todo o Brasil e ainda na Colômbia, na Argentina e no Peru, o Instituto redirecionou a grande maioria dos mais de 300 projetos que realiza nas cinco regiões do Brasil para o enfrentamento dos efeitos da Covid-19.

divisor5.1

DÚVIDAS FREQUENTES

divisor5.1

Nesse documento você encontra as principais informações sobre o programa, é só clicar e baixar o documento.

Ficou com alguma dúvida que não está no nosso FAQ?

Clique aqui e baixe nosso regulamento ou envie um e-mail para contato@institutovotorantim.org.br
que responderemos o mais breve possível.