O Instituto Votorantim lança a atualização do Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), que classifica todos os municípios brasileiros em relação ao seu grau de vulnerabilidade à pandemia. Essa nova versão está ainda mais precisa e agora também considera em sua composição o Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia de Covid (IEEP), que mensura o resultado das ações de cada cidade brasileira para combater o novo coronavírus.

A consulta e utilização do IVM é disponibilizada gratuitamente para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia. O sistema do IVM permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.

O Instituto Votorantim acredita que o acesso à informação e a instrumentalização de todos que estão atuando de alguma maneira no combate à pandemia é fundamental para superarmos a crise.

O IVM é baseado em dados disponíveis em diversas bases oficiais e considera o cenário mais recente anterior ao início da pandemia. Não tem como objetivo detalhar ou avaliar as ações em curso ou medidas de combate a pandemia adotadas nos diversos municípios brasileiros. Oferece uma visão consistente, mas não deve ser utilizado como a única ferramenta de apoio para gestores públicos e privados traçarem suas estratégias de ação COVID19.