imagem-da-capa-iV-Ventures
logo-iv-branco

i.V Ventures é um fundo de impacto

early stage que apoia empreendedores

em estágios iniciais comprometidos

com desenvolvimento das soluções

transformadoras para Água e Saneamento,

Economia de Baixo Carbono

e Habitação de Interesse Social.

Nossa estratégia para gerar valor para o negócio

divisor-111
divisor-111
gerar-valor

Nossa visão sobre impacto e setores estratégicos

divisor-111

Acreditamos que as maiores oportunidades de negócio estão na resolução dos desafios sociais e ambientais de forma inclusiva, equitária e sistêmica. Para isso, a colaboração entre negócios é essencial

Ao escolher os nossos setores prioritários de atuação, Água e Saneamento, Economia de Baixo Carbono e Habitação de Interesse Social, estamos olhando, antes de tudo, para a convergência com os negócios do Grupo Votorantim e suas estratégias ESG, como base para estabelecer essa colaboração estratégica. Além disso, contamos com a expertise e conhecimento do Instituto Votorantim nestes setores para fortalecer a estratégia de impacto do negócio.

Ao mesmo tempo, observamos que nestes setores, ainda pouco consolidados e em desenvovimento, muitos negócios inovadores e com alto potencial enfrentam a escassez de capital semente disponível para validação dos seus modelos. É na redução deste gap que queremos trabalhar.

pessoas-colum

Quem somos

divisor-111
pessoas-quem-somos21

Instituto Votorantim:
Inteligência social aplicada

divisor-222

O Instituto Votorantim, criado em 2002, é o núcleo de inteligência social da Votorantim e empresas investidas e trabalha com a geração de valor compartilhado. Isso significa promover benefícios sociais significativos e duradouros nas localidades de atuação da Votorantim, gerando um ambiente propício para a operação sustentável dos negócios.

Grupo Votorantim mais do que
investir, é ter coragem para
construir um futuro melhor

divisor-roxo

Grupo Votorantim é uma companhia de controle familiar com 103 anos de história, que investe em negócios duradouros e está comprometida com as localidades em que atua. Assim, desenvolve o seu jeito de empresariar, investindo em empresas de diversos segmentos, com estratégias e visão de longo prazo, pautada pela responsabilidade, pelo respeito e pela confiança no futuro.

mulhres2021
bg-fale-conosco

Fale Conosco

divisor-111

Se você é empreendedor e busca um investidor para alavancar o seu negócio, clique abaixo e preencha o formulário. Ou escreva para startups@institutovotorantim.org.br

Perguntas e Respostas

divisor-111

O Instituto Votorantim, criado em 2002, é o núcleo de inteligência social da Votorantim e empresas investidas e trabalha com a geração de valor compartilhado. A missão do Instituto é desenvolver soluções socioambientais que geram valor para a sociedade.Com presença na América do Sul, o iV desenvolve ações e programas na Argentina, no Peru, na Colômbia e no Brasil. Acesse o nosso site e saiba mais.

Não, o fundo é uma iniciativa do Instituto Votorantim que conta com o investimento das empresas do grupo Votorantim. Buscamos sinergias de atuação entre as startups investidas pelo fundo e a estratégia ESG das empresas do grupo, mas os investimentos não estão condicionados a PoCs (provas de conceito) ou qualquer tipo de contrapartida.

O Instituto Votorantim é o gestor do fundo, mas conta com os executivos de todas as empresas do grupo na governança, atuando no board, no comitê de investimento e em todo o processo desde a originação até o investimento das startups.

Todos nossos investidores possuem uma estratégia ESG robusta e estão comprometidos em unir cada vez mais o impacto socioambiental ao core business de atuação. O fundo é uma das estratégias para gerar cada vez mais impacto.

O Fundo investe de R$250k a R$1,5M em rodadas pré seed e seed.

Não, o fundo busca apenas startups nesses três setores de atuação.

O time do Fundo atuará identificando as conexões necessárias e possibilitando a integração com os executivos do grupo para gerar mentorias, parcerias comerciais e projetos de inovação.

O fundo faz investimentos apenas em startups com a estrutura sediada no Brasil.

O portfólio da Votorantim é composto pelas empresas: Votorantim Cimentos, Votorantim Energia, CBA, Nexa, Banco BV, Citrosuco, Altre, Paz del Rio, Acerbrag. Acesse o nosso site e saiba mais sobre o portfólio.

Não, o investimento do fundo não é condicionado a aquisição pela Votorantim.

Os investidores do fundo são as empresas que fazem parte do grupo Votorantim: Votorantim Cimentos, Votorantim Energia, CBA, Nexa, Banco BV, Citrosuco e Altre.

Você pode enviar um e-mail para startups@institutovotorantim.org.br que entraremos em contato com você.

Buscamos startups que tenham um MVP (mínimo produto viável) e que estejam buscando validar o seu modelo de negócios.

O fundo possui uma tese de impacto social que prioriza três grandes ecossistemas: economia de baixo carbono, água e saneamento e habitação de interesse social.

Investimento de impacto são investimentos feitos em empresas, organizações ou fundos com a intenção de gerar impacto social e/ou ambiental mensurável, além do retorno financeiro.

Não, o investimento do fundo é por meio de dívida conversível.
rodape-mobilidade