Conheça o Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios – (IVCM)
Os impactos das mudanças climáticas atingem de maneira desigual diferentes grupos sociais e localidades. Compreender as fragilidades de populações e territórios torna-se essencial para que seja possível apoiar e fortalecer as ações da mitigação e adaptação das regiões mais afetadas. Com o objetivo de mensurar a vulnerabilidade climática de todas as cidades do Brasil, o Instituto Votorantim apresenta o Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios (IVCM).
O IVCM contempla os riscos climáticos mais urgentes que podem atingem grande parte dos municípios brasileiros nos próximos anos: inundações; enchentes, alagamentos e enxurradas; deslizamentos; hídrico (seca); queimadas; redução/inviabilização de setores da agropecuária e aumento de problemas de saúde ligados ao clima. Os indicadores que o compõem foram escolhidos priorizando a preocupação com as populações mais vulneráveis, destacando em todos os subíndices, a participação da população de baixa renda, de população idosa e de crianças, as questões de perda de vidas, de moradias, de questões de saúde e de desemprego, entre outros.
A ferramenta utiliza dados secundários para mensurar a ameaça de que fenômenos climáticos extremos aconteçam, a exposição da população municipal a eles e o nível de adaptação da cidade. Como resultado, a cada município é atribuída uma nota de 0 a 100, sendo maior o valor quanto maior a vulnerabilidade.
O índice permite a comparação da vulnerabilidade de municípios com uma visão integral, a partir de um olhar para o conjunto de subíndices, ou pode ser observado de maneira separada e isolada para cada risco mapeado.
O IVCM faz parte da Ação Climática, iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com a CBA e o Instituto Itaúsa. Dela também fazem parte uma checklist de preparação para as mudanças climáticas e um programa de apoio e fortalecimento da gestão pública, o AGP Ação Climática.